quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

POR QUE ENSINAR?

3 - "O professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação. O aluno precisa construir e reconstruir conhecimento a partir do que faz. Para isso o professor também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos.Ele deixará de ser um “lecionador” para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem."

21 - "Há muitos professores e professoras que se sentem infelizes na escola e principalmente na sala de aula. Falta interesse, falta disciplina, faltam objetivos claros, enfim, falta sentido para o que ensinam. O aluno também não vê sentido no que está aprendendo na escola. E vem a pergunta desalentadora: “Para que estou estudando isso, professora?” -“Para que estudar?”.

Esses trechos, nos fazem perceber que devemos , buscar sentido, entender nossas motivações.
Se não somos curiosos, se não buscamos e encontramos novos e verdadeiros sentidos , nossos alunos também não vão fazê-lo.
Ninguém aprende porque é dito que tem que aprender.
Ninguém precisa de alguém desmotivado, que não acredita no que ensina, se assim for, será melhor estudar a distância, que é um recurso que hoje podemos contar.

Só sairemos desta condição de insatisfação, quando encararmos, enfrentarmos o medo do novo, nos lançar ao utópico, que é o nosso sonho, e ir com tudo, transformar em ação nossos pensamentos e sentimentos, mas devemos ter também bem claro uma certeza, a de que para conseguirmos devemos estar unidos, juntos


Adorei!!!

Pensar sobre educação, da forma que é apresentada aqui no texto "Boniteza de um Sonho", de Moacir Gadotti “
Bom de mais, revigorante estimulante é tudo de bom!

Um comentário:

Rosangela Gomes disse...

Pois é, Val. Sabe a tristeza maior, é que às vezes, num curso a distância, não há frieza e nem tão pouco isolamento... Por que tem sido tão difícil pra muitos realmente trabalhar com e para a interação quando o espaço é o da sala de aula?