terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Conteúdos de Ensino

Gostaria de poder ensinar umas coisas que dizem que não se ensinam... O jeito de moleque de alguns professores que se recusam a adultizar tudo e sorriem gostoso ( alegrando o ambiente), a responsabilidade de outros que tão dedicados revêem seus conceitos, a paciência de alguns que ouvem esperando que do discurso brote a conclusão que eles antevêem ( com seus anos de experiência), a empolgação com que chegam alguns enchendo de entusiasmo e acordando sonhos adormecidos, a erudição de outros que embasam o que pareciam tão abstrato, a praticidade com que alguns transformam ideais em uma proposta de aula ( materializando caminhos...), a criatividade com que outros buscam ligações entre idéias com a arte de esquecer o que ensinarama a eles na escola ( que as idéias devem ser guardadas em caixinhas), a coragem com que outros buscam novas formas de ver suas crenças, a confiança que muitos depositam no grupo abrindo mão de seus pré-conceitos e gerando novos, a liberdade de ser e estar em qualquer posição sem que te julguem ausente ( deitado, em pé, pulando ou se torcendo), a boa vontade com que se chega a dedicar horas inexistentes a um projeto sem garantias...

Eu observo todas essas virtudes em nosso grupo e muitas outras mais...Se tudo o que observamos passa por um filtro interno ( das minhas próprias crenças, de meus próprios conceitos), eu só posso ver essas virtudes nos outros porque, de alguma forma, eu as tenho em mim. Se não as tivesse, como poderia reconhecê-las? Mas é engraçado porque eu não me considero particularmente paciente ou corajosa....Será que tenho mesmo isso dentro de mim?

Acredito que sim. Todos nós temos. Todas essas virtudes em potencial. Ver com os outros as expressam e um convite a desenvolvê-las cada dia mais. Apoiar-se no exemplo dos outros é ter um modelo em que nos basearmos para sermos cada dia mais humanos. Ser mais humanos é tornar cada dia mais possível ensinar aquilo que, diz-se, não se ensina.

Estou muito agradecida a todos os meus colegas pela oportunidade de ser parte desse grupo e dessa construção. Muito além de aprender Biologia, nossos alunos aprendem Gabi. Muito além de aprender Geografia, aprendem PH e assim seguimos... Dando exemplos de pessoas que não pararam no tempo, que se constroem a cada dia e que deixam modelos incríveis.

Quanto mais nos conhecemos, mas sinto que tenho muito a aprender com vocês.

Obrigada

Um comentário:

Rosangela Gomes disse...

Aprender um pouco de Sabine, JJ, PH, Cadu, Gabi, Carla, Mari, Wellington, Bruno, Ronaldo, Denise, Valéria, Cláudio, Henrique, Marina..; tem, certamente, me feito aprender muito de mim mesma. É isso que eu quero pros nossos alunos: que eles terminem um bimestre com a consciência de que não são os mesmos do início do ano. Isso, muito menos porque se modificaram e mais, porque se descobriram...e, se descobrindo, foram encorajados a fraternalmente exercerem-se com o grupo.
Queria aproveitar para deixar registrado o que falei no finalzinho de nossa última reunião: eu nunca vi, em muitos anos de estrada que tenho, um grupo que em tão pouco tempo (algumas reuniões) tivesse trabalhado tão harmonicamente quanto o nosso. Ressaltando que harmonia não é concordância cega mas, respeito às diferenças e sobretudo, saber crescer com elas.
Muito obrigada a todos (as)!