quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Proposta de trabalho

Escolha um dos trechos a seguir - retirados do texto "Boniteza de um Sonho", de Moacir Gadotti - comente-o e publique o seu comentário.

Pode escolher mais de um trecho.
Pode escolher um companheiro para comentarem juntos.
Pode pesquisar outros textos ou/e imagens para incluir e ampliar o seu comentário.
___________________________________________________________________

1 - "Talvez esteja aí a chave para entender a crise que vivemos: perdemos o sentido
do que fazemos, lutamos por salário e melhores condições de trabalho sem esclarecer a
sociedade sobre a finalidade de nossa profissão, sem justificar porque estamos lutando."
----------
2 - "A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes: ensinar a pensar; saber comunicar-se; saber pesquisar; ter raciocínio lógico; fazer
sínteses e elaborações teóricas; saber organizar o seu próprio trabalho; ter disciplina para o trabalho; ser independente e autônomo; saber articular o conhecimento com a prática; ser aprendiz autônomo e a distância."
---------
3 - "O professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito do sua própria formação. O aluno precisa construir e reconstruir conhecimento a partir do que faz. Para isso o professor também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o quefazer dos seus alunos.
Ele deixará de ser um “lecionador” para ser um organizador do conhecimento e da
aprendizagem."
---------
4 - "Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores."
----------
5 - "Em geral, a sua formação limita-se a aspectos técnico-pedagógicos e não ético-políticos, que seriam mais afinados com os motivos da sua escolha."
---------
6 - "A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a incerteza."
---------
7 - "O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento."
---------
8 - "A maioria afirma que a profissão docente deve mudar - sobretudo em função da complexidade da nova sociedade - mas não se diz como, nem porque e para onde devemos mudar."
---------
9 - "Hoje o domínio dos conteúdos de um saber específico (científico e pedagógico) é considerado tão importante quanto as atitudes (conteúdos atitudinais ou procedimentais)."
---------
10 - "Numa concepção emancipadora da educação, a profissão docente tem um componente ético essencial. Sua especificidade está no compromisso ético com a emancipação das pessoas. Não é uma profissão meramente técnica."
----------
11 - "Os sistemas de ensino investem na formação individual (individualista?) e competitiva do
professor, quando o mais importante é a formação para um projeto comum de trabalho,
a formação política do professor."
---------
12 - "O próprio professor precisa construir também o seu projeto político-pedagógico."
----------
13 - "O professor, pode ter um papel mais decisivo na construção de um novo paradigma civilizatório se entender de outra forma o seu papel na sociedade do conhecimento e educar para a humanidade. Ele pode ter um poder como nunca teve na sociedade. E como o poder nunca é doado, mas é conquistado (...)"
---------
14 - "A educação não é só ciência, mas é também arte. O ato de educar é complexo. O êxito do
ensino não depende tanto do conhecimento do professor, mas da sua capacidade de criar
espaços de aprendizagem, vale dizer, “fazer aprender” e de seu projeto de vida de
continuar aprendendo."
----------
15 - "Só é possível conhecer quando se deseja, quando se quer, quando nos envolvemos profundamente com o que aprendemos. No aprendizado, gostar é mais importante do que criar hábitos de estudo."
----------
16 - "A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu."
----------
17 - "O professor precisa saber que é difícil para o aluno perceber a relação entre o que ele está aprendendo e o legado da humanidade. O aluno que não perceber essa relação não verá sentido naquilo que está aprendendo e não aprenderá, resistirá à aprendizagem, será indiferente ao que o professor estiver ensinando. Ele só aprende quando quer aprender e só quer aprender quando vê na aprendizagem algum sentido. Ele não aprende porque é “burrinho”. Ao contrário, às vezes, a maior prova de inteligência encontra-se na recusa em aprender."
---------
18 - "Todo ser vivo aprende na interação com o seu contexto: aprendizagem é relação com o contexto. Quem dá significado ao que aprendemos é o contexto. Por isso, para o educador ensinar com qualidade, ele precisa dominar, além do texto, o com-texto, além de um conteúdo, o significado do conteúdo que é dado pelo contexto social, político, econômico... enfim, histórico do que ensina. Nesse sentido, todo educador é também um historiador."
---------
19 - "É o sujeito que aprende através da sua experiência. Não é um coletivo que aprende. Mas é no coletivo que se aprende."
---------
20 - "Só aprendemos quando colocamos emoção no que aprendemos. Por isso é necessário ensinar com alegria."
---------
21 - "Há muitos professores e professoras que se sentem infelizes na escola e principalmente
na sala de aula. Falta interesse, falta disciplina, faltam objetivos claros, enfim, falta
sentido para o que ensinam. O aluno também não vê sentido no que está aprendendo na
escola. E vem a pergunta desalentadora: “Para que estou estudando isso, professora?” -
“Para que estudar?”."
----------
22 - "O aluno quer saber, mas ele não quer aprender, não quer aprender o que lhe é ensinado e nem como lhe é ensinado. E o conflito, o desinteresse, a indisciplina, a violência nas escolas está crescendo. A escola ensina num paradigma e o aluno aprende num outro paradigma. O que fazer diante do paradoxo: o aluno quer saber, mas não quer aprender?"
----------
23 - "Em média, no mundo, uma criança passa 4 horas diárias em frente à televisão. No Brasil são 8 horas. Em média, no mundo, a criança passa 8 horas diárias na escola. No Brasil são 4 horas."
---------
24 - "Por que ser professor hoje? Qual é sentido de ser professor hoje? Para que estou ensinando?"

Nenhum comentário: