terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Conceitos fundamentais - Informática

Conceitos fundamentais - Informática

1 – História da informática

Como qualquer profissão é escencial saber como tudo surgiu, como foi a evolução dos computadores no decorrer do tempo desde o ábaco até Eeepc passando pelo ENIAC, UNIVAC, 8086, Apple II e por aí vai.

Primeira e segunda aula dar a matéria linearmente na terceira aula mostrar o filme “piratas do vale do silício”

2 – Diferença entre linguagem de programação, sistemas operacionais e programa

Saber conceituar estes tres pilares é a base para que ele possa densenvolver um programa e não pensar que está desenvolvento um sistema operacional ou uma outra linguagem de programação. Não cairmos na tão repetida frase “peguei o Windows e bati um texto nele” na realidade ele bateu o texto num editor de texto que é um programa não um sistema operacional que é o Windows.

Fazer com que o aluno monte o programa “alo mundo” em uma linguagem primária, dali mandar executar no Sistema Operacional.

3 – Desenvolvimento de projetos

Ao final de toda trajetória o aluno tem de saber desenvolver um projeto, passando pela fase de captação de dados, arvore estrutural, desenvolvimento, teste e conclusão.

Ensinar a utilizar a ferramenta open project que já o direciona para estas fazes, definir uma meta final de um projeto que realmente será aplicado ou no colégio ou fora mesmo.

Nenhum comentário: