terça-feira, 22 de janeiro de 2008

TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO

TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer, como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.

Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita. Cada um lerá e relerá conforme forem os seus olhos.

Compreenderá e interpretará conforme for o chão que seus pés pisam.

Os antigos bem diziam: habent as fata libelli, os livros têm seu próprio destino. Tinham razão, porque o destino dos livros está ligado ao destino dos leitores.

Convidamos você a fazer-se, junto com as forças diretivas do universo, co-criador do mundo criado e por criar.

Leonardo Boff

A Águia e a Galinha – Uma metáfora da condição humana

Editora Vozes

Um comentário:

Rosangela Gomes disse...

Diversos pontos de vista, diferentes formas de ver um mesmo ponto. Nisso consistem as disciplinas. Agora, analisar um determinado ponto, agregando os diferentes olhares que as muitas disciplinas têm ou tiveram a respeito dele ao longo do tempo, a fim de elaborar um novo conceito a respeito deste ponto, é interdisciplinaridade. Quando esta interdisciplinaridade é trabalhada visando uma compreensão maior do todo que é a própria vida em seu sentido mais amplo, é transdisciplinaridade.
Viajei, ou é isso mesmo?