quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Adolescentes versus obsolecentes?


Nos esforçamos por tantos anos para manter nosso foco que agora estamos estranhando o modo multitarefa como nossos jovens vivem, e já começamos a falar em mal funcionamento das novas gerações.


Durante um tempo, as pessoas mais velhas se referiram à informática (lembram deste termo?) como algo importante que merecia ser aprendido. Hoje apontam para os jovens e dizem que há algo errado numa geração sem foco, dominada pela tecnologia digital, com um enorme déficit de atenção e pouca profundidade temática. Nossos filhos não estão se encaixando em nossas projeções e por isso estamos pensando que pode haver algo de errado com eles.


Creio que estamos chegando a um ponto importante da história do uso da tecnologia, no qual os jovens conectados passam a disputar mercado com seus preceptores e por isso passam a ser repelidos com uma série de rótulos. Por que o abismo tecno-relacional entre as gerações vem se acentuando? Porque, para muitos de nós com mais de quarenta anos, a intensidade e variedade dos objetos de linguagem já atingem uma velocidade quase insuportável.


Quando o pesquisador Douglas Engelbart apresentou nos anos 70 a alternância de modos e nos tirou das telas verdes para uma interface colorida repleta de ícones e com janelas simultâneas, a roda da história avançou mais um pouco e somente hoje podemos sentir quanto o mundo mudou. Os jovens já estão completamente adaptados à vertigem da multitarefa, mas a velha guarda do processador de texto ainda insiste que foco e concentração são os únicos modos válidos de aprender e trabalhar. O que para nós é uma superexposição de estímulos, para os sentidos dos jovens é apenas o meio em que nasceram, cresceram e aprenderam a viver.


Entretanto hoje não compreendemos como podem trafegar de um assunto ao outro antes mesmo de concluir o entendimento do anterior. Não os acompanhamos nos mergulhos de hipertexto e ainda somos teimosos, sempre dando mais valor às nossas narrativas lineares. No fundo ainda pensamos que para aprender uma coisa é preciso aprender outra primeiro, e que há uma ordem certa para isto. Em nossa percepção não estão aprendendo nada porque não mergulham para valer nos conteúdos e são superficiais porque trocam de assunto sem um motivo válido para nossos critérios.


Pensamos que eles mudam todo o tempo porque se viciaram nisto, e no fundo culpamos o dispositivo que originou toda essa confusão, o bisavô da navegação de conteúdos: o controle remoto da televisão! As gerações anteriores fizeram um esforço enorme para se adaptar à dura realidade da era industrial. Tivemos que abandonar nosso fluxo espontâneo de comer, dormir e amar a qualquer hora para entrarmos no sincronismo do apito de fábrica e do relógio de ponto. Mas nossos corações e mentes teimavam em derivar em desejos e interesses momentâneos, então aprendemos a nos esforçar o tempo todo para manter a atenção em apenas um assunto de cada vez e vivemos tentando manter o “foco”.


Acontece que a alternância de assuntos está saltando para fora do computador e invadindo nossas vidas. A televisão ficou mais rápida, as revistas repletas de notícias, os jornais com textos cada vez menores e as ruas repletas de anúncios e sinalizações digitais. Pelo menos duas gerações cresceram neste meio. Jovens que mantém sete, dez janelas abertas e ainda falam ao telefone enquanto comem um lanche, tudo isso diante da televisão. Nossos jovens têm acesso imediato a muitas fontes de conhecimento, mesmo com seus professores condenando o Google e a Wikipedia, mas ainda esperamos que eles usem a memória, compreendam ou decorem informações fundamentais. E que saibam caligrafia!


E se o modo como nós aprendemos tudo até agora na escola, memorizando a tabela periódica dos elementos, equações matemáticas e rios do amazonas, estivesse mesmo muito errado? Fomos diplomados como ótimos alunos e alguém aí se lembra de alguma destas coisas? Nossos professores eram bancos de memória ambulantes, repletos de citações e exemplos. Poucos mestres tinham a capacidade de se envolver, se relacionar com os alunos e nos levar a uma experiência única de sabedoria. A maioria dos professores era entregador de verbetes, fiscal de apostila ou zelador de livro didático.


Cultivamos um saber enciclopédico durante séculos e talvez esta seja a primeira geração a se livrar deste fardo, por isso muitos os chamam de ignorantes. Nunca imaginamos que eles teriam um tipo de sabedoria e conhecimento tão diferente do nosso que nos pareceria um certo tipo de ignorância! Arrisco dizer que talvez os jovens não aprofundem seus conhecimentos porque estão buscando em primeiro lugar os índices. Não estão aprendendo conteúdos, estão capturando mapas de localização do conhecimento.


Na lógica destas gerações é possível organizar uma lista de assuntos sobre um tema que ainda não conhecem. Para nós, mais velhos, isto é impensável, pois nossos sumários sempre apontam para textos que lemos, imagens que vimos e filmes que assistimos. Nós dependíamos da memória, eles dependem das buscas. Nós resumíamos textos, eles condensam listas, buscam por categorias, tipos, formatos, datas, assuntos, temas, palavras-chave e tags. Não aceitamos nem o modo como fazem a gestão de suas amizades e os acusamos de manterem fazendas de falsos amigos representados por carinhas de Facebook que só dizem “husahuauahuhuasuahuhuhsuhaua”.


Acho que estamos perdendo o bonde da história, ou melhor, o trem bala. Não conseguimos nos comunicar com nossos filhos, estamos cada vez mais preocupados com nossos jovens funcionários da geração Y, e cada vez que alguém metralha uma escola, tenta fabricar uma bomba em casa ou sai marchando em multidão pelas ruas, culpamos a internet. Se não tornarmos mais flexíveis nossas premissas e freqüentarmos um pouco mais os espaços multitarefa por onde os jovens fluem, as novas pontes entre nós nunca irão aparecer.


Penso que cada um tem exatamente aquilo que precisa para viver em seu tempo, a seu modo. O que precisamos é não esquecer que, mesmo vivendo em fluxos distintos, habitamos os mesmos espaços, estamos ligados uns aos outros e precisamos cultivar o encontro humano amoroso entre nós constantemente, inclusive dentro das possibilidades não presenciais, usando o mural do Facebook, por exemplo. Considerando que o mundo está cada vez mais multicultural, multidiversificado e multitarefa, mesmo sendo mais velhos é bom encontrarmos nosso lugar, já que, com o aumento da longevidade, ainda vamos viver um bom tempo por aqui.


Meus amigos, ou melhor, meus velhos amigos, quando a maturidade bloqueia a transformação, surge a velhice. Um velho que transforma é sempre mais jovem que um adolescente que conserva. Velhice não precisa ser obsolescência, pode ser renovação. Não precisamos funcionar como os jovens, mas precisamos saber que o nosso modo não é mais o único.



Texto de: Luiz Algarra é fundador da rede Papagallis.
http://papagallis.com.br/quem-somos/equipe/luiz-algarra/

18 comentários:

João Paulo Rangel disse...

É possível se comprometer com a excelência sem foco e concentração?

João Paulo Rangel disse...

No que tange a competição no mercado de trabalho, você se sente ameaçado pelas gerações mais novas?

João Paulo Rangel disse...
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Rafael Lima disse...

Será que a escola deve priorizar o conhecimento individual e o acúmulo de informações individual, ou será que a escola deve priorizar o aluno a utilizar de forma otimizada o conhecimento coletivo da rede?

João Paulo Rangel disse...

É possível estabelecer relação entre dois assuntos sem realmente compreendê-los?

PH disse...

1) "Entretanto hoje não compreendemos como podem trafegar de um assunto ao outro antes mesmo de concluir o entendimento do anterior. Não os acompanhamos nos mergulhos de hipertexto e ainda somos teimosos, sempre dando mais valor às nossas narrativas lineares. No fundo ainda pensamos que para aprender uma coisa é preciso aprender outra primeiro, e que há uma ordem certa para isto. Em nossa percepção não estão aprendendo nada porque não mergulham para valer nos conteúdos e são superficiais porque trocam de assunto sem um motivo válido para nossos critérios." Como podemos avaliar se há aprendizado? como foi esse aprendizado? o que é aprendizado no mundo hoje?

PH disse...
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Pedro disse...

De que forma podemos juntar os benefícios dos velhos e dos novos métodos de pesquisa para construir uma análise crítica da realidade?

Pedro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Marcianesi disse...

1.- Se não é o acumulo na memoria a nossa aprendizagem, então que é o que apreendemos então?

2.- DE que forma então poderiamos aprofundar um determinado tema, já que não é exatamente a profundidade a constante considerando as multitarefas simultáneas que hoje praticamos no nosso dia a dia. De que depende ?

3.- Como poderiamos responder para onde vamos, se o foco é o individuo ou os conjuntos, comparando com 20 anos atras, como definiriamos este momento ?

4.- Sem negar o que se apresenta ao nosso cenario, como acreditamos que poderiamos aprofundar em questoes existenciais , não necessariamente tocando em temas exclussivamente religiosos e filosoficos, senão de questoes que se manifestam no correr da vida (sentido da vida, aspirações, propósitos, coerencia, etc).

5.- Como acreditamos que será o futuro seguindo estes indicadores de hoje ?

Eduarda Angelim disse...

Será que não encontramos pessoas com um olhar superficial e/ou aprofundado em ambas as gerações?

Eduarda Angelim disse...
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Formação de Educadores em Informática disse...

HISTÓRIA DA TECNOLOGIA:

1) No processo civilizatório da sociedade, podemos destacarmos vários artefatos tecnológicos que marcam a história da humanidade, com mudanças de hábitos e costumes da própria sociedade. Ao mesmo tempo, estes artefatos tecnológicos são concebidos por valores da própria sociedade. O desafio imposto é a relação da informação e formação com a eminencia da unicidade do tempo, espaço e velocidade como paradigma para os estrangeiros e os nativos digitais. Neste sentido, construa uma “linha” com os marcos tecnológicos que possuam significados em sua área do saber, tendo que considerar os seguintes questões:
a) Impacto social;
b) Impacto na área do saber que você leciona;
c) Na linguagem dos alunos, comportamento, aprendizado;
d) Como aproveitar as mudanças identificadas?

Claudio Lopes disse...

Será que no fundo a grande dificuldade é ter que aceitar que estamos aprendendo muito com eles?

Andrea Brum disse...

Trabalho em outras escolas (rede privada e pública) e percebo que estão "jurássicos" em relação ao uso das redes socias nas aulas. São bloqueados, pensam que, nesses espaços não há aprendizagem.
Que bom saber que a proposta do GBell é bem diferente. Utilizamos todas as redes e não bloqueamos.
Cabe a nós, educadores, usarmos o nosso "bom senso" e ajudá-los a utilizar da forma mais produtiva possível as ferramentas que esse "espaço" nos proporciona. É um grande aprendizado para mim... Como aprendo cada vez mais com meus alunos e, em troca, tento orientá-los a explorar melhor esse "admirável mundo novo"!

Cecilia Azevedo disse...

Essa semana me deparei com uma situação muito interessante no 1º ano do Graham Bell, Depois de ter explicado logaritmo, matéria que eles acharam difícil e sem muita aplicabilidade. Bom isso é verdade, a aplicabilidade do logaritmo é vista mesmo na função onde podemos trabalhar as situações reais que levaram a criação do mesmo. Aí eles me disseram "professora vamos trabalhar só função! é muito mais fácil!" como assim mais fácil se vocês não entenderam as propriedades do logaritmo como vão trabalhar a função logarítmica?! está aí eu não sei, mas eles tem sim essa capacidade...

Denise Vilardo disse...

João Paulo Rangel disse...
Luiz Algarra expõe seus argumentos sobre o hipertexto e o texto, mas parece esquecer (para validá-los ou por ser "superficial") que seria preciso antes disso definir o que é texto. O conceito de texto aí apresentado não seria o que ele mesmo critica?

João Paulo Rangel disse...

Achei ótima a pergunta da Duda e acredito que a resposta seja "sim". Podemos encontrar pessoas de todas as gerações com um olhar mais atento sobre o mundo. Pessoas que sabem escutar, que não têm medo de admitir que erraram ao escolher determinado caminho e que são mais solidárias. O contrário, no entanto, também ocorre muita frequência e com pessoas de todas as idades. Por esse motivo penso que devemos ser mais cuidadosos ao estabelecer generalizações, pois elas aumentam muito a possibilidade de erro.