terça-feira, 21 de agosto de 2007

CAOS

A situação nos aeroportos brasileiros não anda nada boa. Não estou escrevendo isso só porque também fui vítima da desordem, mas sim pra relatar a falta de bom senso e o descaso no planejamento estratégico de algumas companhias aéreas e na atitude de alguns de seus funcionários, o que nos dificulta ainda mais dentro de todo esse tumulto.

Com viagem marcada para a cidade de Contagem –MG no dia 23/07/2007, cheguei ao aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17:00 h. O meu vôo estava marcado para às 18:00h. Com o aeroporto completamente lotado, muitas pessoas desesperadas com vôos atrasados ou cancelados, outras já tinham perdidos os seus vôos, e haviam também delegações do Pan-americano com vôos desmarcados, repórteres procurando pessoas que estavam enlouquecidas com a situação e prontas para desabafar e colocar na mídia toda a sua raiva. Entrevistaram até uma garotinha que estava chorando porque perdeu o seu vôo. Uma loucura. Por falar na imprensa... ela está muito interessada nesse caso. Quero lembrar que também vivemos um caos nas ruas, rodovias e estradas brasileiras e eu nunca vi a imprensa tão presente assim. Sabemos que não temos nenhum investimento no transporte ferroviário, que é mais barato, mais rápido e menos poluente. Sabemos também que existem inúmeros acidentes nas ruas das grandes cidades e nas estradas. E eu nunca vi a imprensa dar tanta importância assim. Mas isso é uma coisa pra ser discutida em um outro momento.

Voltemos ao caos aéreo... Fui procurar, no meio de todas aquelas pessoas, onde eu poderia pegar as minhas passagens. A empresa responsável pelo meu vôo era a “GOL LINHAS AÉREAS”. Enfrentei uma fila enorme só para pegar a passagem. Assim que a obtive, perguntei ao rapaz do guichê se ele tinha alguma previsão do horário de chegada do meu vôo. Ele me disse que o vôo estava atrasado e que a previsão de chegada do avião ao aeroporto do Rio de Janeiro era às 20:30.

Para não piorar a situação, me mantive calmo e fui procurar um lugar para sentar e descansar, ler um livro, acessar a Internet, ou seja, fazer a hora passar. Aproveito para dizer que eu não estava sozinho nesse episódio. Minha companheira de trabalho, Sabine, também passou por tudo isso e graças à ela eu puder ter momentos agradáveis no meio de tanta confusão. Quando foi por volta das 20:00h, nós tentamos passar para a sala de embarque e não nos deixaram passar. Nos disseram que nenhum passageiro da “Gol” estava podendo embarcar. Como a situação parecia que não ia melhorar nem tão cedo, fomos comer alguma coisa e conversar mais um pouco, ou seja, novamente fomos fazer a hora passar. Voltamos ao local de embarque às 20:00h e, felizmente, dessa vez nos deixaram passar. Assim que passamos pelos detectores de metal, o auto falante estava anunciando que era a última chamada para o nosso vôo. Corremos em direção ao portão R1 e novamente era anunciada a última chamada do vôo 1746. Chegamos no portão às 20:30h e ele estava fechado. Do outro lado do portão de vidro a funcionária da “Gol”, Marjory, disse que o avião já tinha saído e não tinha mais como embarcar naquele vôo. Eu pensei comigo mesmo como a Gol é pontual. O vôo estava marcado para 20:30h e não atrasou nenhum segundo. O curioso foi que, ao mesmo tempo que a funcionária nos dizia que o vôo já tinha partido, anunciavam novamente no auto falante do aeroporto que era a última chamada para o embarque do mesmo vôo que havia partido. Diante desta contradição ela nos explicou que o vôo já tinha partido com 80 pessoas, pois a companhia aérea preencheu o avião com passageiros que embarcariam no vôo seguinte para desafogar o tráfego aéreo. Por isso o avião não podia atrasar nenhum minuto mais.

Muito pior foi a situação do senhor Luís que passou pelo mesmo problema que a gente, mas com uma pequena diferença: as suas malas estavam no avião que havia partido sem ele. Conclusão: o vôo atrasou duas horas e meia e nós perdemos o vôo porque o avião não podia esperar nem dez minutos mais para avisar os passageiros que estavam faltando.

Ou seja, para a Gol, não importa se tem passageiro que vai se atrasar para o trabalho ou qualquer que seja o compromisso.

Depois dessa situação, procuramos uma solução para o nosso problema. A funcionária Marjory nos disse que poderíamos embarcar no próximo vôo, aquele que teve alguns de seus passageiros com viagem antecipada. A previsão de chegada desse vôo era para as 22:00h. Sabine e eu esperamos até as 03:00h do dia seguinte para saber que o vôo 1732, que seria o que iríamos embarcar, foi cancelado. Saímos da sala de embarque novamente e fomos procurar uma outra alternativa, pois nós tínhamos que estar trabalhando em Contagem / MG às 8:00h. Depois de enfrentar muito tumulto, novamente conseguimos uma passagem para às 8:00h. Exatamente o mesmo horário que estaríamos começando o nosso trabalho. Por várias vezes passou pela minha cabeça que se a empresa tivesse esperado, ou dado um jeito de avisar os passageiros que o avião já estava em solo, eu não teria toda essa esquentação de cabeça. Quando o relógio estava marcando 7:00h, Sabine e eu entramos novamente na sala de embarque, com a esperança de embarcarmos no vôo anterior ao nosso, ou seja, queríamos fazer a mesma coisa que fizeram conosco. Mas assim que sentamos em frente ao portão de embarque para esperar o vôo, foi anunciado que o vôo 1880 com destino a Belo Horizonte estava com três horas de atraso. Mesmo se conseguíssemos embarcar num vôo anterior ao nosso, chegaríamos ao nosso destino com mais ou menos umas cinco horas de atraso. Sem saber o que mais iria acontecer, e muito cansados, nós resolvemos entrar em contato com outros companheiros de trabalho e tentar marcar o nosso compromisso em Contagem em um outro momento. Mas fica uma pergunta, quem nos garante que na próxima que tentarmos viajar(a trabalho,ou não) não passaremos pela mesma situação?

Wellington Serra

2 comentários:

Denise Vilardo disse...

Oi, Wellington, que bom te ver por aqui!

Senti que sua mensagem é mais um desabafo que qualquer outra coisa e a resposta que tenho pra você é que não, não há garantias de que esse tipo de coisa não se repita. Continuaremos, todas as vezes que precisarmos viajar - para trabalhar ou não -, sem muita certeza se conseguiremos embarcar e chegar ao nosso destino com sucesso.

Mas, cabe ampliar essa reflexão para além dos aeroportos, né?

Quantas e quantas coisas fazemos, ou deixamos de fazer, diariamente, por conta do "caos" estabelecido em todas as áreas de prestação de serviços?

Dá pra falar nos hospitais? No atendimento para os diversos serviços públicos? Dá pra falar nos bancos? Dá pra falar na maneira como somos, constantemente, postos à prova em nossa incansável paciência?

Pro desrespeito não há remédio, pra falta de civilidade, de seriedade e profissionalismo não há remédio... a não ser, não nos acomodarmos, nem nos acostumarmos com o que não deve ser naturalizado.

A indignação tem que permanecer e é muito tênue a linha que separa o certo do errado, e temos que cuidar para não perdermos essa noção.

Um grande e fraterno abraço!

Wellington Serra disse...

Oi Denise!
Você tem toda razão! Nesse texto eu falo um pouco sobre o caos nas ruas e nas estradas também.
Esse texto foi só pra perder o medo de escrever e depois publicar para que outras pessoas vejam. Depois eu vou fazer um texto para cada uma dessas coisas que você citou no seu comentário.
Beijão e melhoras