segunda-feira, 25 de junho de 2012

10 habilidades digitais que todo professor deve ter

Determinadas habilidades digitais devem ser adquiridas pelos professores para que possam se diferenciar e proporcionar novas experiências para seus alunos


É de extrema importância saber e instruir os alunos sobre as regras de citações de conteúdos online e de copyright

A tecnologia pode ajudar os alunos a entender melhor determinados conceitos, oferecendo ajuda e recursos extras na hora de estudar. Para que a parceria entre os educadores e o mundo digital seja bem sucedida, os professores devem estar ativamente envolvidos, possuindo habilidades digitais que facilitem seu acesso à internet e às informações trazidas pelos alunos para a sala de aula com cada vez mais interesse. Além disso, devem desenvolver suas aulas com pedagogia e lições objetivas e posteriormente olhar para a tecnologia como forma de melhorar essas atividades, aprimorando o ensino, o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Confira as habilidades digitais que os professores devem ter:

Habilidades digitais que todo professor deve ter: Pesquisa na internet


Os professores devem saber como fazer uma pesquisa de maneira apropriada, usando termos de refinamento de pesquisas e outras ferramentas. Essa capacidade é necessária não apenas para a sala de aula, mas também para o trabalho e vida em geral.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Aplicativos de produtividade


Conhecer e saber utilizar aplicativos que aumentem a produtividade dos professores e que podem ajudá-los muito em suas rotinas; eles devem saber como criar, editar e modificar documentos, apresentações e outros arquivos. Falamos aqui de programas comuns, mas que muitos educadores ignoram, como o Google Docs.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Onde buscar ajuda


Se o professor tem problemas com aparelhos, programas ou conexão é importante saber onde encontrar a ajuda, on ou offline. Você pode procurar por fóruns online que discutam o assunto e a melhor forma de fazer determinada coisa. É importante não ignorar os manuais e botões de ajuda que oferecem dicas específicas para cada programa.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Soluções gratuitas

Os recursos financeiros estão em constante encolhimento e os professores precisam buscar novas formas de oferecer tecnologias e ferramentas gratuitas para dinamizar suas aulas. É importante estar em busca constante por aplicativos que ajudem nesse sentido e também por estratégias para que todos os alunos tenham acesso a essas ferramentas.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Mídias Sociais

Saber e ensinar o que pode ou não ser feito nas mídias sociais é essencial. Os professores devem estar aliados com a escola para combater o cyberbullying e também para a que os alunos saibam como se proteger online.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Etiqueta Online

Os professores devem ser exemplo no uso de recursos online como e-mail, redes sociais e internet. Devem ajudar seus alunos para que saibam escrever um e-mail profissional, fazer uso das redes para contatos profissionais e também entre amigos e funcionários da escola.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Segurança

Alguns problemas devem ser de conhecimentos dos professores e eles devem saber como agir e instruir os alunos. São eles: antivírus, spam, phishing, compartilhamento de muitas informações pessoais na internet, denúncia de crimes cibernéticos, etc.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Backup

Com todos os documentos que os professores criam para o trabalho e para casa é essencial saber como armazená-los correta e seguramente. Não tenha esses arquivos apenas em um pen-drive, mas procure salvá-los online para que não dependa de dispositivos que podem ser perdidos.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Aplicativos

Antes de sugerir ou usar algum aplicativo ou software em sala de aula o professor deve saber avaliá-lo com critérios de qualidade, acessibilidade, necessidade ou não de download e se é gratuito. É importante lembrar que a tecnologia não deve ser o ponto de partida para as aulas e sim uma ferramenta para melhorá-las.


Habilidades digitais que todo professor deve ter: Copyright e citações

É de extrema importância saber e instruir os alunos sobre as regras de citações de conteúdos online e de copyright para que os estudantes utilizem essas fontes de maneira correta e dando o devido crédito aos autores dos conteúdos.

http://http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/21/944617/10-habilidades-digitais-todo-professor-deve-ter.html

3 comentários:

Denise Vilardo disse...

Por: Camila Castanho
Em: 25/06/12
É, faltam-me algumas.

Apesar de eu saber que elas fazem muita falta, e que devo correr atrás deste conhecimento, pergunto-me muitíssimo sobre os limites que devemos ou podemos dar ao uso da tecnologia em nossas vidas. Não creio que depositar tudo da nossa organização em sistemas que dependam de conexão com a internet e energia elétrica sejam o melhor caminho sempre. Tenho um certo medo desta dependência, e da falta que estes instrumentos possam vir a fazer caso tenhamos que deixar de contar com eles por algum motivo.

Além disso, há também a preocupação que foi exposta por nós, professores, numa das reuniões de segunda à noite, já não lembro qual: trabalho pela internet também é trabalho, e às vezes esquecemos disso. Tenho medo de que a velocidade da internet nos dê a falsa impressão de que podemos processar dados e realizar conexões tão rapidamente quanto ela, e acabemos exigindo muito de nós mesmos, como se trabalhar em pouco tempo ou em casa fosse trabalhar pouco, e mais que isso, como se realmente fôssemos incompetentes perante toda esta capacidade de armazenamento, e acabemos tentando nos acelerar para além de nossa própria saúde e dos limites do nosso corpo.

Posso estar sendo um pouco antiquada, não quero que me entendam mal, eu realmente procurarei melhorar neste quesito, pois realmente isto otimizará o meu trabalho, mas eu não podia deixar de expor minhas preocupações. Talvez isto seja um momento meu também, de reflexões pessoalmente importantes, e caso percebam desta forma podem desconsiderar a mensagem.

Um grande abraço,
Camila.

Denise Vilardo disse...

Vamos lá, Camila... por partes.

Só iremos estabelecer limites de utilização, na medida em que utilizarmos, concorda?
E para utilizarmos, não podemos ter medo.

Toda vez que nos deparamos com o novo, a primeira reação é rejeitar. É natural, é humano.
Conscientes dessa realidade, uma das nossas intenções é superá-la.

A nossa organização social já é inteiramente dependente da rede da internet.

Uma coisa é a gente se apropriar das tecnologias para utilizá-las a nosso favor; outra coisa é fazer apologia às tecnologias de maneira cega.

Mais uma vez, só saberemos se estaremos trabalhando mais ou menos, por causa das tecnologias, se experimentarmos e nos organizarmos para este trabalho.

Suas preocupações também são nossas, e não é uma questão de ser antiquada. São sentimentos legítimos.

O que não podemos deixar de considerar é que somos responsáveis, também, por ensinar a formar esses cidadãos - nossos alunos - no que diz respeito à utilização ética, colaborativa e responsável dessas tecnologias.

Vamos continuar conversando, certo?

Grande beijo

Denise

Camila disse...

Concordo com você que o novo assusta, e que tenho medo. Estou disposta a mudar isso.

Sem cair num "papo de velho", afirmando que "antigamente era melhor", minha preocupação maior é exatamente isto que você citou: nossa sociedade já está MUITO dependente da internet, e me assusta perceber que as pessoas estão deixando de lado habilidades humanas interessantíssimas como a expressão de reflexões e sentimentos através de habilidades manuais, como a escrita e outras formas de arte. Acho que está ficando tudo muito curto, em expressões, em profundidades e experiências, e acho que tudo está relacionado a esta alta velocidade da vida online. Na verdade, e inclusive sociologicamente, afirmar se é velocidade da internet que está fazendo as coisas mais superficiais ou se é o contrário, é como afirmar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha...mas acho que podemos refletir um pouco mais sobre esta utilização. A criatividade humana jamais será tolida por uma tecnologia, muito pelo contrário, creio que novas tecnologias despertam novas formas de se expressar, mas minha preocupação é com a relação entre corpo, mente e espírito.

A tecnologia é útil, concordo, proporciona encontros e reflexões nunca cogitados antes, concordo também. Mas não pretendo realmente virar adepta integral disso.

Talvez eu mude, cedo ou tarde. Talvez o mundo me prove o contrário do que estou dizendo. Quem sabe?